terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sudão do Sul, o mais novo país do mundo.



A quantidade de países com soberania reconhecida vai aumentar de 192 para 193. O mais novo país vai ser (o que tudo indica, pois têm muitos interesses nessa região) o Sudão do sul.

Tudo começou com um tratado de paz conhecido como Tratado de Naivasha, assinado pelo governo do Sudão e os rebeldes do sul em 2005, que, pois fim a uma Guerra que durou 40 anos e deixou dois milhões de mortos e três milhões de refugiados e desabrigados.

O sul do Sudão é de uma população de maioria negra e cristã, e acusa o norte que é maioria árabe e mulçumanos, de colonização e exploração. Um país que é um caldeirão de pólvora, um exemplo da má divisão do continente africano. Esse conflito religioso e étnico é bastante comum no mundo, se encontra em todos os continentes (na Inglaterra, na Espanha...). É no sul do Sudão que se encontram os poços de petróleo principal riqueza do país, mas é no norte que se encontram as refinarias e os oleodutos.

De acordo com o censo realizado no Sudão em 2008, a área do Sudão do Sul tem 8.260.490 habitantes e 50 grupos étnicos, 85% da população vive a baixo da pobreza, a principal cidade é Juba e pode ser a provável capital. No referendo ocorrido no dia 9 de janeiro, uma maioria de 98,83% dos eleitores do sul voltou a favor da separação.

Se tudo proceder nos conformes a oficialização da independência ocorrerá em 9 de julho de 2011. O presidente Barack Obama, declarou que irá reconhecer o Sudão do Sul como estado soberano em julho após o êxito do referendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A necessidade de incentivos fiscais para o Meio ambiente.

    Recentemente o Supremo tribunal Federal – STF, julgou algumas Ações Direta de Inconstitucionalidade- ADIN e uma Ação Declaratória d...